localdocrime
segunda-feira, novembro 20, 2023
  O DESAFIO DOS ENIGMAS - edição de 20 de novembro de 2023

                CONCURSO DE CONTOS POLICIAIS ARRANCA NO DIA 5 DE DEZEMBRO

Como previsto, arranca no início do próximo mês o concurso de contos “Um Caso Policial no Natal”, com a publicação do primeiro original enviado para o endereço eletrónico do orientador da secção (salvadorsantos949@gmail.com), que continua disponível para a receção de trabalhos até dia 31 de dezembro. Até ao momento foram recebidos 14 (catorze) contos, cabendo a Fernando A. F. Aleixo as “honras” de abertura do concurso por ser o autor do primeiro conto rececionado.

A palavra será depois dada aos leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e aos seguidores do blogue LOCAL DO CRIME (localdocrime.blogspot.com), que terão trinta (30) dias para fazer a avaliação de cada original publicado, atribuindo a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da qualidade e originalidade, que deverá ser enviada para o email acima referido, sendo vencedor do concurso o trabalho que consiga alcançar, no final, a maior pontuação média atribuída.

Os autores dos trabalhos a concurso podem também – se assim o entenderem – participar na avaliação dos contos, estando, porém, impedidos de pontuar os que são de sua autoria (em nome próprio ou sob pseudónimo), de forma a não “fazerem juízo em causa própria”. Entretanto, as pontuações atribuídas serão mantidas em segredo até à publicação do derradeiro conto do concurso, de maneira a que o seu conhecimento não condicione o julgamento dos nossos jurados.

Apela-se, entretanto, a uma participação isenta e o mais esclarecida e informada possível, por parte dos nossos leitores/seguidores, nomeadamente dos que nos acompanham desde a primeira hora em todas as iniciativas, quer como concorrentes, quer como jurados, fazendo-o de uma forma exemplar, denotando geralmente neste último caso alguma concordância nas avaliações feitas às propostas em concurso, ou diferenças mínimas de apreciação numa ou noutra situação.

Posto isto, passamos a publicar mais um problema de Austin Ripley, criador do professor Fordney, protagonista das aventuras que temos vindo a recordar e que foram divulgadas entre nós pela primeira vez nas páginas do jornal Diário Popular nos primeiros anos da década de 1950.

Problema Policial 6 – de Austin Ripley

(Diário Popular 4027 – 19.12.1953)

Enquanto a tempestade bramia e grandes vagalhões batiam o pequeno vapor “Dauntlesse”, um tiro soou no convés A.

O professor Fordney pôs o romance policial que tentava inutilmente ler, e saiu apressadamente da sala de estar.

Quando chegou ao topo do convés A, viu o criado Mierson inclinado sobre o cadáver de um homem que fora morto instantaneamente, a tiro.

Nesse momento, o céu abriu-se em catadupas, os relâmpagos faiscaram e a tempestade atingiu o seu auge.

A cabeça do homem morto apresentava queimaduras de pólvora.

O capitão Larson e o professor Fordney começaram as investigações pelo interrogatório dos tripulantes e passageiros, a princípio por aqueles que se apresentavam mais perto do local onde fora encontrada a vítima.

A primeira testemunha a ser inquirida foi Nathan Cohen que estar a acabar de escrever uma carta no seu camarote quando ouvira o tiro.

- Posso ver a carta? – perguntou o professor Fordney.

Espreitando por cima do ombro do capitão, Fordney viu a carta, escrita em papel timbrado do navio, com letra pequena e afetada, mas nítida. A missiva parecia dirigida a uma mulher.

O camarote seguinte era ocupado por Miss Margareth Millswort. Ao ser interrogada acerca do que fizera na hora precedente, Miss Millswort mostrou-se nervosa e excitada, tendo declarado que ficara tão assustada com a tempestade que, cerca de meia hora antes de ter sido disparado o tiro, fora para o camarote de seu noivo, James Montgomery, mesmo em frente do seu.

James Montgomery confirmou o depoimento da noiva, tendo acrescentado que não tinham corrido logo para o convés, porque seria comprometedor se os vissem sair juntos do mesmo camarote.

Fordney reparou, entretanto, que havia uma mancha vermelha na gola do roupão de Montgomery.

Os depoimentos dos restantes passageiros e da tripulação foram corroborados e satisfizeram plenamente.

DESAFIO AO LEITOR

Será que o leitor sabe quem foi que o capitão do navio mandou prender por suspeitas de ter cometido o crime? E porquê? Caso contrário, sugerimos que faça uma nova leitura um pouco mais atenta do enunciado e, depois de uma breve pausa para reflexão, procure elaborar mentalmente a sua solução. Posto isto, prossiga a leitura do texto que se segue para saber se a sua conclusão coincide com a solução do autor.

 NOTA DE RODAPÉ

Antes de passar à publicação da solução de autor do problema hoje publicado, chamamos a atenção para a realização do V Convívio do Blogue “Repórter de Ocasião” (reporterdeocasiao.blogspot.com), vulgarmente conhecido por RO, do nosso confrade O Gráfico, que terá lugar no próximo dia 16 de dezembro, sábado, em almoço-convívio, a decorrer no restaurante Cantinho da Tina, sito na rua Carvalho Araújo, 19, em Vale de Milhaços, Corroios (telefone 211 514 075). O repasto terá lugar a partir das 12h30, aconselhando-se que todos os interessados em participar confirmem a sua presença através dos contactos do organizador (telefone: 917 915 573; email: reporter.de.ocasiao@gmail.com ou lumaferoma1958@sapo.pt) que estará naturalmente disponível para prestar todos os esclarecimentos a dúvidas suscitadas. Durante o convívio serão distribuídos os prémios alcançados pelos participantes de várias iniciativas promovidas pelo RO, nomeadamente o 2º torneio de problemística policiária, cuja classificação final ficou assim ordenada: Detetive Jeremias (vencedora), Duarte Cordeiro e Os Mosqueteiros, logo seguidos de Búfalos Associados, Eduardo Oliveira, Mac Jr., Inspetor Moscardo, Cocas e Inspetor Pevides, à frente de um vasto pelotão de 60 concorrentes. Nas Melhores Soluções, LS foi o vencedor; nas Mais Originais, venceu Mali; e no Prémio Combinado, triunfou Duarte Cordeiro.

Posto isto, passemos à solução do problema desta edição:

Problema Policial 6 – de Austin Ripley

Solução do Autor                              

Nathan Cohen foi preso por suspeitas de haver cometido o crime, pois, no decurso, de um violento temporal, não poderia ter escrito uma carta com letra nítida e afetada.

 
segunda-feira, novembro 13, 2023
  HÁ UM NOVO BLOGUE A VISITAR

Caríssimos Confrades.

Transcrevo a primeira entrada do blogue A Página dos Enigmas, do nosso confrade Paulo, que aconselho vivamente a visitar:

“Saudações a todos os que estão a ler estas palavras, nesta primeira aparição do blogue no espaço virtual.

Num tempo em que deixou de haver Policiário publicado num meio de imprensa escrita de divulgação nacional, como eram o jornal Público ou a revista Sábado, torna-se relevante ir criando pequenos espaços onde os policiaristas possam comparecer. Esse é um dos objetivos deste blogue. Por isso aqui estamos a marcar presença.

No dia 10 de cada mês será publicado um enigma relacionado com o policiário, a que poderão responder até último dia desse mês, ou seja, têm cerca de 20 dias para elaborar a resposta, enviando-a para apaginadosenigmas@gmail.com.

No mês seguinte, entre o dia 1 e o dia 10 serão divulgadas a solução, a lista dos solucionistas e as classificações, caso se trate de um torneio. Este sistema tem como objetivo nunca ter um problema publicado sem se saberem as classificações do anterior. Se for necessário, serão feitos os ajustes achados mais convenientes.

Pode ainda surgir, em qualquer diferente data, outra publicação, sempre que houver material escrito ou razão para tal suceder.

Em novembro, apenas teremos a publicação de hoje, dia 10.

Este mês teremos um enigma policiário, preparando "os motores" para um torneio que terá início no mês de janeiro.

Quem quiser, pode escolher no topo desta página, um caminho alternativo para a página que pretende ver.

Faz-se ainda uma referência, também, para outros espaços virtuais, onde podem ser encontrados passatempos, policiário, charadas, palavras cruzadas, etc, cujos links estão na coluna do lado direito: Alegria Breve; Charadas & Cruzadismo; Clube de Detectives; Local do Crime; Palavras Clássicas e Charadas; Repórter de Ocasião.

A data para envio das soluções do enigma deste mês, O mistério da carteira roubada, é 30 de novembro de 2023.

Problema Policiário a prémio:

O mistério da carteira roubada

Autor: Paulo

Este caso passou-se em maio, há uns quatro ou cinco anos, nos arredores da cidade, num lugar onde um reduzido conjunto das casas forma aquilo que se poderia considerar um pequeno povoado, embora tal definição perca cada vez mais sentido nos dias que correm.

O sr. José Alves por volta das nove da manhã tirou o automóvel da garagem e colocou-o na rua. Cometeu dois erros: deixou a janela aberta e a carteira em lugar visível. Pouco depois das dez horas voltou ao carro, e a carteira, onde havia mais de 100 euros, desaparecera.

Enquanto se dirigia à esquadra para participar o roubo, pensava para si: “excelente forma de começar o mês; se o primeiro dia é assim, como serão os outros”.

A polícia deslocou-se ao local do furto para iniciar as investigações, tendo ouvido os quatro vizinhos do sr. José. Os agentes queriam saber se algum dos moradores tinha reparado na presença de estranhos no local.

Foram obtidos os seguintes depoimentos, transcritos de forma resumida:

António Ferreira, reformado, com 62 anos, vivia com a esposa, ocupando o tempo com “pequena agricultura” no seu “pequeno quintal”.

- A essa hora não estava em casa. Gosto de sair de manhã, ir tomar um cafezinho, conversar com os amigos reformados como eu, e voltar para casa, já quase sempre depois das dez. Foi o que hoje fiz, pelo que se alguém estranho andou por aqui a rondar, eu não vi. Hoje a minha mulher também foi comigo. Fomos e voltámos juntos.

Luís Figueira, carteiro, 32 anos, casado com um filho com ano e meio.

- Entre as nove e as dez andei mais dentro de casa que fora. Não vi ninguém estranho. Nem os vizinhos vi. Reparei no carro, lá fora, mas não notei que tivesse o vidro aberto. Se tivesse visto, avisava o Sr. Alves. A minha mulher passou quase todo o tempo de volta da criança. Não deve ter visto nada.

Rui Fernandes, 23 anos, desempregado, vivia sozinho numa casa que herdara dos pais que tinham morrido num acidente três anos atrás.

- Entre as nove e as dez? Nem sequer estive em casa. Tive uns assuntos para tratar no banco, mas tive azar. Enquanto estava à espera, lembrei-me que não levara os documentos de que precisava e vim embora sem chegar a ser atendido. Cheguei quase às onze. Quando saí de casa já lá estava o carro, mas não reparei na janela.

Norberto Campos, mecânico de automóveis, casado, um filho.

- Desde mais ou menos as nove horas que andámos todos nas traseiras, lá para o fundo a fazer uma pequena sementeira de batatas, que sempre são melhores do que as compradas. Se alguém estranho passasse pelo sítio onde estava o carro não o conseguiríamos ver.

Os polícias que tinham estado a falar com os vizinhos do assaltado estavam espantados.

Apenas tinham pretendido saber se alguém estranho passara pelo local, para obterem uma possível descrição física do gatuno, no entanto deparavam-se com um dos interrogados a mentir descaradamente. Estava a pretender usar um álibi falso. Provavelmente seria o ladrão.

Quem é que estava a mentir?

A – António Ferreira

B – Luís Figueira

C – Rui Fernandes

D – Norberto Campos.

Os leitores-detetives só têm que escolher a opção correta e enviar a solução. É apenas escolher entre as possibilidades A, B, C e D sem justificações.

As soluções apenas serão classificadas como Acertantes e Não Acertantes.

Será sorteado, entre os acertantes, o livro A morte dos bosques, de Brigitte Aubert, número 5 da Coleção Noites Brancas, que venceu, em França, em 1997, o Grande Prémio da Literatura Policial.

Este problema policiário é de resposta muito simples, e, para responder, basta enviar a solução até ao final do dia 30 de novembro de 2023 para apaginadosenigmas@gmail.com.”

 
terça-feira, novembro 07, 2023
  NOTÍCIAS DO BLOGUE RO

2º Torneio de Problemística Policiária RO

PRÉMIOS

DECIFRAÇÃO + MELHORES + ORIGINALIDADE

 

1.ª - Detective Jeremias (Santarém) = 60+08+00.

- TAÇA “Sete de Espadas” (Oferta de: LP)

 

2.º - Duarte Cordeiro (Lisboa) = 60+04+12.

- TAÇA “M. Constantino” (Oferta de: LP)

 

3.ºs - Os Mosqueteiros (Portugal) = 60+00+06.

- MEDALHÃO “Detective Misterioso” (Oferta de: LP)

 

4.ºs - Búfalos Associados (Lisboa) = 59+10+02.

- MEDALHÃO “Detective Invisível” (Oferta de LP)

 

5.º - Eduardo Oliveira (Loures) = 59+06+00. 

- LIVRO “CONTOS E CASOS” (Oferta de LP)

 

5.º - Mac Jr. (Apúlia) = 59+06+00.

- LIVRO “CONTOS E CASOS” (Oferta de LP)


 

AS MELHORES SOLUÇÕES

 

1.º - LS (Coimbra) - (14 Pontos)

- TROFÉU “GATO PRETO” (Oferta do Blogue RO)

 

2.ºs - BÚFALOS ASSOCIADOS (Lisboa) - (10 Pontos)

- LIVRO “CONTOS E CASOS” (Oferta de LP)

 

3.ª - DETECTIVE JEREMIAS (Santarém) - (8 Pontos)

- LIVRO “QUINTOBAIRRISMO” (Oferta de LP)

 

 

AS MAIS ORIGINAIS

 

1.ª - MALI (Lisboa) - (18 Pontos)

- TROFÉU “GATO PRETO” (Oferta do Blogue RO)

 

2.º - DUARTE CORDEIRO (Lisboa) - (12 Pontos)

- LIVRO “CONTOS E CASOS” (Oferta do Blogue RO)

 

3.º - INSPECTOR PEVIDES (Oeiras) - (10 Pontos)

LIVRO “QUINTOBAIRRISMO” (Oferta de LP)

 

 

PRÉMIO COMBINADO

 

1.º - DUARTE CORDEIRO (Lisboa) - (12 Pontos) = (2+8+2)

- Livro “Os Caminhos de Idalécio” (Oferta de PAULO)

 

2.º - BÚFALOS ASSOCIADOS (Lisboa) - (14 Pontos) = (4+2+8)

- Livro “Os Caminhos de Idalécio” (Oferta do Blog RO)

 

3.º - INSPETOR MOSCARDO (Santarém) - (26 Pontos) = (7+11+8)

- Livro “Inspetor Boavida - Smaluco: um detetive muito especial” (Oferta de Salvador Pereira dos Santos)

 

 

LUPAS

Total de SEIS, sorteada pelos 6 Problemas Policiários entre todos os Concorrentes que enviarem relatório/resposta/solução.

 

Prova n.º 1 – OS TRÊS MOSQUETEIROS

Prova n.º 2 – MALI

Prova n.º 3 – FARIA

Prova n.º 4 – INSPECTOR RYCKYI

Prova n.º 5 – SOFIA RIBEIRO

Prova n.º 6 – 1.º SARGENTO 

 

OUTROS PRÉMIOS

 

»»» CISNE VERDE – Concorrente n.º 22 (Zablita Mariazita - Côja)

»»» ÁRVORE DOURADA – Concorrente n.º 30 (Carla Duarte - Lagos)

»»» ÁRVORE DOURADA – Concorrente n.º 33 (Katya Nogueira)

»»» ÁRVORE DOURADA – Concorrente n.º 38 (Carlos Caria - Lisboa)

»»» CACHIMBO – Concorrente n.º 50 (Detective Silva – Cova da Piedade)

 

  

Todos estes Prémios estarão à disposição dos Concorrentes e Solucionistas no 5.º Convívio do Blogue do “Repórter de Ocasião” a realizar-se no dia 16 de Dezembro, Sábado, em Almoço Convívio no Restaurante habitual, CANTINHO DA TINA, Cozinha à moda antiga! Rua Carvalho Araújo, 19-A. VALE MILHAÇOS. Telefone: 211 514 075.

 

 
segunda-feira, novembro 06, 2023
  NOTÍCIAS DO BLOGUE RO

 2º Torneio de Problemística Policiária RO

 CLASSIFICAÇÃO FINAL (GERAL+MELHORES+MAIS ORIGINAIS)

1.ª - Detective Jeremias (Santarém) = 60+08+00.

2.º - Duarte Cordeiro (Lisboa) = 60+04+12.

3.ºs - Os Mosqueteiros (Portugal) = 60+00+06.

4.ºs - Búfalos Associados (Lisboa) = 59+10+02.

5.º - Eduardo Oliveira (Loures) = 59+06+00. 

5.º - Mac Jr. (Apúlia) = 59+06+00.

7.º - Inspetor Moscardo (Santarém) = 59+02+02.

8.ª - Cocas (Portalegre) = 59+02+00.

9.º - Inspector Pevides (Oeiras) = 59+00+10.

10.º - Faria (Évora) = 59+00+00.    

10.º - Inspetor Boavida (Charneca de Caparica) = 59+00+00.

10.º - Ribeiro de Carvalho (Torres Novas) = 59+00+00.

10.ª - ZAB (Côja) = 59+00+00.  

14.º - Arjacasa (Valpaços) = 58+00+00.   

14.º - Feranames (Gondomar) = 58+00+00.    

14.ª - Loki (Trofa) = 58+00+00.   

17.º - LS (Coimbra) = 57+14+00.  

18.º - 1.º Sargento (Laranjeiro) = 57+04+00.

19.º - Inspector Ryckyi (Amora) = 57+00+02.  

20.ª - Detective Silva (Cova da Piedade) = 57+00+00.    

20.º - Satanás (Lisboa) = 57+00+00.    

22.º - Paulo (Viseu) = 56+04+04.   

23.º - Bernie Leceiro (Matosinhos) = 56+00+00.     

23.º - Detective Nabo (Aldeia do Nabo) = 56+00+00.

23.º - Donanfer II (Lisboa) = 56+00+00.

23.ª - Inspectora Sardinha (Armação de Pêra) = 56+00+00.

23.º - Joel Trigueiro (Costa de Caparica) = 56+00+00.

23.º - Pedro Monteiro (Lisboa) = 56+00+00.  

29.º - Detetive Excalibur (Corroios) = 55+06+08.

30.ª - Carluxa (Lagos) = 55+00+00.

30.º - Inspector Cláudio (Lagos) = 55+00+00.

30.ª - Pintinha (Lisboa) = 55+00+00.  

33.ª - Ana Marques (Quintinhas) = 54+00+00.

34.ª - Mali (Lisboa) = 53+00+18.

35.ª - CA7 (Sobreda... City) = 53+00+00.

36.ª - Rainha Katya (Charneca de Caparica) = 52+00+00.  

37.º - Sargento Estrela (Porto) = 51+00+00.  

38.º - Omases et Erba (Vila Flor) = 50+06+02.

39.ª - Sofia Ribeiro (Charneca de Caparica) = 50+00+00.

40.ª - CN13 (Charneca de Caparica) = 48+00+00.

41.º - JC Al (Londres) = 47+00+00.  

42.º - Carlos Caria (Lisboa) = 45+00+00.

42.º - Detective Caracoleta (Charneca Caparica) = 45+00+00.

44.º - Clóvis (Viseu) = 37+00+00.  

45.º - Molécula (Évora) = 36+00+00.  

46.º - Cabanita (Mercês) = 33+00+00.

47.º - Jorrod (Burgau) = 29+00+00

47.ª - Margareth (Lagos) = 29+00+00

47.º - O Pegadas (Braga) = 29+00+00.

47.º - Zé Alguém (Lagos) = 29+00+00

51.º - Inspector Onabla (Lisboa) = 27+00+06.  

52.ª - Decifraportugal (Almada) = 26+00+00. 

52.º - Detetive Kualaking (Almada) = 26+00+00.

54.º - Marino (Lisboa) = 18+00+00  

55.ª - Detective Suricata (Braga) = 16+00+00

56.ª - CSI (Las Vegas) = 08+00+00.

56.ª - Sahina (Almada) = 08+00+00.    

58.º - Abrótea (Setúbal) = 06+00+00.

58.º - Fernando Bento (Monte de Caparica) = 06+00+00.

58.º - Ricardo Silva (Lisboa) = 06+00+00.

 

AS MELHORES (Após 6 Etapas)

1.º - LS (Coimbra) - (14 Pontos)

2.ºs - BÚFALOS ASSOCIADOS (Lisboa) - (10 Pontos)

3.ª - DETECTIVE JEREMIAS (Santarém) - (8 Pontos)

4.ºs - DETETIVE EXCALIBUR (Corroios) - (6 Pontos)

- EDUARDO OLIVEIRA (Loures) - (6 Pontos)

- MAC JR. (Apúlia) - (6 Pontos)

- OMASES ET ERBA (Vila Flor) - (6 Pontos)

8.ºs - DUARTE CORDEIRO (Lisboa) - (4 Pontos)

- PAULO (Viseu) - (4 Pontos)

- 1.º SARGENTO (Laranjeiro) - (4 Pontos)

11.ºs - COCAS (Portalegre) - (2 Pontos)

- INSPETOR MOSCARDO (Santarém) - (2 Pontos)

 

AS MAIS ORIGINAIS (Após 6 Etapas)

1.ª - MALI (Lisboa) - (18 Pontos)

2.º - DUARTE CORDEIRO (Lisboa) - (12 Pontos)

3.º - INSPECTOR PEVIDES (Oeiras) - (10 Pontos)

4.º - DETETIVE EXCALIBUR (Corroios) - (8 Pontos)

5.ºs - INSPETOR ONABLA (Almada) - (6 Pontos)

- OS MOSQUETEIROS (Portugal) - (6 Pontos)

7.º - PAULO (Viseu) - (4 Pontos)

8.ºs - BÚFALOS ASSOCIADOS (Lisboa) - (2 Pontos)

- INSPETOR MOSCARDO (Santarém) - (2 Pontos)

- INSPECTOR RYCKYI (Amora) - (2 Pontos)

- OMASES ET ERBA (Vila Flor) - (2 Pontos)

 

PRÉMIO COMBINADO (Após 6 Etapas)

1.º - DUARTE CORDEIRO (Lisboa) - (12 Pontos) = (2+8+2)

2.º - BÚFALOS ASSOCIADOS (Lisboa) - (14 Pontos) = (4+2+8)

3.º - INSPETOR MOSCARDO (Santarém) - (26 Pontos) = (7+11+8)

4.º - DETETIVE EXCALIBUR (Corroios) - (37 Pontos) = (29+4+4)

4.º - PAULO (Viseu) - (37 Pontos) = (22+8+7)

6.º - OMASES ET ERBA (Vila Flor) - (50 Pontos) = (38+4+8)

 
enigmas e contos policiais

ARCHIVES
07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 / 08/01/2022 - 09/01/2022 / 09/01/2022 - 10/01/2022 / 10/01/2022 - 11/01/2022 / 11/01/2022 - 12/01/2022 / 12/01/2022 - 01/01/2023 / 01/01/2023 - 02/01/2023 / 02/01/2023 - 03/01/2023 / 03/01/2023 - 04/01/2023 / 04/01/2023 - 05/01/2023 / 05/01/2023 - 06/01/2023 / 06/01/2023 - 07/01/2023 / 07/01/2023 - 08/01/2023 / 08/01/2023 - 09/01/2023 / 09/01/2023 - 10/01/2023 / 10/01/2023 - 11/01/2023 / 11/01/2023 - 12/01/2023 / 12/01/2023 - 01/01/2024 / 01/01/2024 - 02/01/2024 / 02/01/2024 - 03/01/2024 / 03/01/2024 - 04/01/2024 / 04/01/2024 - 05/01/2024 / 05/01/2024 - 06/01/2024 / 06/01/2024 - 07/01/2024 / 07/01/2024 - 08/01/2024 / 08/01/2024 - 09/01/2024 / 09/01/2024 - 10/01/2024 / 10/01/2024 - 11/01/2024 / 11/01/2024 - 12/01/2024 /


Powered by Blogger